ServRobot - Robô de serviço (Service Robot) reconfigurável, todo o terreno, com comportamentos autónomos
Financiado pelo QREN, no âmbito do Mais Centro-Programa Operacional Regional do Centro, o projeto enquadra-se no esforço que a Holos tem efetuado para promover a Investigação e Desenvolvimento de Robôs de Serviço todo o terreno para efeitos de segurança.
Pretende-se a criação de um robô adaptável a diferentes tipos de utilização e condições ambientais, capaz de recolher informação sensorial de forma local ou remota e de atuar autonomamente com base nessa informação.
Procura-se assim a conceção de soluções de vigilância remota dotadas de autonomia que permitam criar mais-valias minimizando a necessidade de intervenção humana, como por exemplo:
A vigilância de espaços públicos;
A vigilância de pipelines de petróleo e campos petrolíferos em que, para além dos potenciais problemas de intrusão, é necessário analisar riscos de incêndio, derrames, fugas de gás, etc.
O robô pode igualmente ser utilizado em cenários militares, nomeadamente para deslocar cargas, já que sendo reconfigurável, é possível adequar o seu comportamento, quer a nível sensorial, quer a nível de locomoção.
Consoante o tipo de serviços optar-se-á por sensores distintos que permitam a recolha de informação adequada aos objetivos específicos, nomeadamente:
Temperatura;
Humidade;
Câmaras;
Lasers;
Ultrasónicos;
Químicos para a deteção de gases;
Sensores de fumo.
Este variado conjunto de sensores permite ao robô a execução de serviços nas mais variadas áreas e nas mais variadas condições.
O Uninova - Instituto para o Desenvolvimento de Novas Tecnologias é uma entidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional sub-contratada neste projeto.